TRABALHO MONOGRÁFICO NO ENSINO MÉDIO

Histórico

A experiência do Colégio São Domingos em desenvolver projetos de investigação em que o aluno é convidado a assumir o protagonismo marca a história da instituição.

Na 2ª série do Ensino Médio, os alunos realizam, ao longo do ano letivo, pesquisas orientadas em diversas áreas do conhecimento, visando a elaboração de um trabalho monográfico. Além de contar com a orientação específica de um docente do Colégio, os alunos têm, na matriz curricular (como parte integrante dos conteúdos da disciplina de sociologia), aulas de metodologia de pesquisa, que os ajudam projetar os objetivos, os métodos de investigação e as diretrizes conceituais do seu trabalho. 

Os trabalhos que se destacam pela consistência teórica, pela originalidade, pela coerência metodológica ou pelo primor estético, são submetidos à arguição de especialistas em bancas públicas, marcando um dos momentos mais significativos da vida escolar dos nossos alunos.

Conforme os temas abordados, as produções monográficas são organizadas em Grupos de Pesquisa sob a orientação de um professor do segmento do Ensino Médio, assim divididos:

Linguagens, Artes, Códigos e suas Tecnologias: estudos literários, discursivos, expressões de artes visuais, imagens estáticas (plásticas e fotográficas) e em movimento (cinema, vídeo);

Matemática e suas Tecnologias: estudos estatísticos, análise de gráficos, questões referentes à linguagem Matemática ao campo da Física e do Desenvolvimento Tecnológico;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: estudos no campo da Ciência Biológica, Biotecnologia, Ecologia, Sustentabilidade e questões ligadas ao campo da Química; e

Humanidades e suas Tecnologias: estudos relacionados ao campo das Ciências Sociais, História e Filosofia.

Os orientadores contam com o auxílio dos demais colegas do corpo docente como co-orientadores, que podem ser convidados a prestar um parecer sobre a pesquisa realizada.

O banco de dados que ora se publica faz parte dos aprimoramentos resultantes do êxito do projeto, que a cada ano mais se consolida.

Objetivos

Proporcionar aos alunos a experiência acadêmica relacionada à pesquisa, a partir do desenvolvimento das seguintes capacidades:

• Eleição de um problema a ser pesquisado;
• Levantamento de informações;
• Seleção e análise de documentos;
• Organização e sistematização dos dados;
• Produção de texto em formato acadêmico;
• Discussão na orientação;
• Apresentação oral; e
• Defesa do trabalho perante banca.

Justificativa

A implementação do trabalho monográfico ocorreu em razão de dois aspectos:

• Instrumentalização dos alunos para que desenvolvam procedimentos importantes para os estudos e pesquisas realizados em todas as áreas do conhecimento; e

• Preparação para o prosseguimento de estudos no Ensino Superior, não só em relação à monografia em si, mas também no que se refere aos procedimentos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário